Documento /app Documento /amp -->
Publicidade

Estado de Minas ESTRADA

Prepare seu carro para pegar a estrada

Veja dicas de especialistas para que você possa fazer uma viagem mais tranquila


postado em 07/01/2021 14:28 / atualizado em 07/01/2021 22:15

O ano de 2021 começou e janeiro sempre é um mês que as pessoas costuma pegar a estrada para curtir as merecidas férias. Nesses tempos de pandemia, então, as pessoas têm priorizado as viagens de carro como forma de proteção. Para a diversão fique mais tranquila, seguir regras de segurança é vital, sobretudo porque muita gente viaja com a família. A pergunta que todos devem se fazer antes de tirar o veículo da garagem é se tudo está nos conformes. Prevenir é mais barato do que remediar. Não há porque expor ninguém a riscos desnecessários.
 
(foto: Sidney Lopes/EM/reprodução)
(foto: Sidney Lopes/EM/reprodução)
 
 
Por isso, separamos os principais itens que devem ser checados antes da viagem. Alguns podem ser feitos por você mesmo, na sua garagem. Porém, para verificar outras, caso seu carro não tenha ido para uma revisão nos últimos meses, é preciso levá-lo para uma avaliação especializada em uma boa oficina.

Antes do carro, lembre-se que você também deve estar bem para dirigir. Então, lembre-se de se alimentar e dormir bem na véspera da viagem. O celular deve estar com a bateria carregada, caso seja necessário chamar algum apoio. Leve água filtrada, um lanchinho e um agasalho, para alguma emergência.

A viagem deve começar com uma boa ducha no carro, para deixar os vidros limpos e ter a melhor visibilidade possível. Isso também vai garantir que o conjunto óptico (faróis, lanternas, luzes de direção...) esteja limpo e cumpra seu papel de sinalizar suas ações para os demais motoristas. A arrumação da bagagem também é importante para não deixar as malas “dançando” e nem itens soltos dentro da cabine, que podem atingir os ocupantes em uma frenagem brusca.

Faça você mesmo


Iluminação
» Você pode começar a inspeção checando o funcionamento de todas as luzes de sinalização: faróis, farolete, luz alta, luzes de neblina, setas, luzes de rodagem diurna, luzes de freio e de ré. Se tudo tiver ok, dê uma buzinada para comemorar.

Visibilidade
» Outra coisa que pode te livrar de uma enrascada é conferir se as palhetas do limpador de para-brisa estão “varrendo” bem o vidro. Não se esqueça de encher o reservatório de água para lavar os vidros. Certifique-se de que os desembaçadores elétricos dos vidros estão funcionando. Além de climatizar, o ar-condicionado também cumpre bem esta função.

Pneus
» Você pode conferir se já é hora de trocar os pneus a partir de uma sinalização chamada TWI (Tread Wear Indicator), um indicador do desgaste da banda de rodagem. Se os sulcos do pneu estão no mesmo nível desta marcação, melhor substituí-los. Os pneus devem estar sempre calibrados de acordo com o indicado pelo fabricante. O recomendado é que a aferição seja feita com os pneus frios, portanto em um posto perto de casa. Em alguns veículos, quando o carro está mais pesado, com muitos passageiros e bagagem, a pressão usada é um pouco maior (mas consta no manual do veículo). Lembre-se do estepe, que deve estar devidamente calibrado e em boas condições.

Bateria
» Apesar de existirem métodos para avaliar a vida útil da bateria, elas podem te deixar na mão de uma hora para outra. Fique atento para alguns sinais de cansaço que ela pode estar dando, como dificuldade para ligar o motor ou a intensidade das luzes do painel. Uma bateria costuma durar entre dois e três anos (a de fábrica costuma durar por mais tempo).

LEVE PARA FAZER


» Especialistas dizem que uma boa oficina realiza a checagem de dezenas de itens em uma simples e acessível revisão. Eles ressaltam que, caso não realize todos os serviços, é importante identificar qual é a real condição do seu veículo.

Fluidos
» Se a aferição do nível de fluidos — como o do radiador, do sistema de freio, direção hidráulica e o óleo do motor — não é difícil de ser feita, sua troca já exige alguns apetrechos e macetes que só os graxeiros vão apreciar.

» O prazo de troca do óleo do motor varia de acordo com sua especificação: o mineral deve ser trocado a cada 5 mil quilômetros ou seis meses; o semissintético, 7 mil quilômetros ou 12 meses; e o sintético a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses. Geralmente, com o óleo, troca-se também os filtros de óleo, combustível e de ar.

» Os fluidos de freio e do radiador devem ser trocados a cada um ano e meio ou dois anos. Além do nível, é preciso ver se o líquido do sistema de arrefecimento está limpo ou apresenta ferrugem, além da limpeza regular do sistema. Para o óleo de freio, não é recomendável confiar apenas no nível, já que o fluido tem a propriedade de absorver a umidade do ar (quando fica exposto). Na revisão, o desgaste das pastilhas de freio também é avaliado.

Alinhamento
» O alinhamento da direção deve ser feito a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses. Com a calibragem correta, este serviço vai alongar a vida útil dos pneus e até da suspensão. Uma boa oficina confere o estado de diversos itens da suspensão na hora do alinhamento: amortecedores, buchas e barras.

Faróis
» Apesar de não ser difícil, regular os fachos dos faróis é trabalhoso, valendo a pena terceirizar esta tarefa. A regulagem é importante porque, além de não ofuscar a visão dos demais motoristas, concentra a iluminação nos pontos corretos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade